João Mortágua (sax alto)

Nuno Ferreira (guitarra)

António Quintino (contrabaixo)

Luís Candeias (bateria)

Nuno Ferreira, um virtuoso incomparável da guitarra, com uma mão direita sem par, apresenta-se no Funchal Summer Jazz com o seu trio, com o contrabaixista António Quintino e o baterista Luís Candeias, trazendo como convidado especial o saxofonista João Mortágua, um dos mais avançados e arrojados improvisadores do jazz nacional.

Se Nuno Ferreira, António Quintino e Luís Candeias são, cada um por si, instrumentistas de grande destaque nos mais diversos projetos em que têm vindo a participar ao longo dos anos, o facto de constituírem a secção rítmica das famosas jam sessions do Titanic Sur Mer, em Lisboa, veio conferir-lhes uma extensa rodagem em trio, que está na base do extraordinário rapport perceptível em cada uma das suas atuações.

João Mortágua é, sem dúvida, um dos mais reconhecidos músicos do jazz luso. Em 2017, os Prémios RTP / Festa do Jazz distinguem-no como Músico do Ano, ao mesmo tempo que elegem o Alexandre Coelho Quartet, de que Mortágua faz parte, como Grupo Revelação do Ano; ainda no mesmo ano, o site JazzLogical considera o seu disco “Axes” como CD Nacional do Ano e coloca Mortágua na 2ª posição na categoria de Músico Nacional. No mesmo site, Mortágua volta a conquistar o prémio de CD Nacional em 2019 com o disco “Dentro da Janela”, ano em que volta a estar na 2ª posição na categoria de Músico Nacional, o que se havia verificado já também em 2018.

Menu